10 curiosidades que – talvez – você não saiba sobre o café

Se você acompanha nosso blog, deve saber muita coisa sobre o mundo do café, mas sempre tem uma ou outra curiosidade que a gente nunca parou para pensar. Por exemplo: sabia que existe um horário específico no dia que é o mais indicado para tomar café? Pois é, isso é utilidade pública.

Descobrimos esses fatos e achamos que era nosso dever como #coffeelovers  compartilhar com vocês. Então pega o seu café e vem com a gente.

  1. Em todo o mundo, cerca de 1,6 bilhões de copos de café são consumidos diariamente.

Os holandeses, com 2,6 xícaras por dia, e os finlandeses, com 1,8 xícaras/dia, são os maiores consumidores. Apesar de sermos o maior produtor mundial, nosso consumo diário é de apenas 0,4 xícaras por dia. Isso cada habitante, claro.

  1. Um terço do café do mundo sai do Brasil.

Só entre julho de 2015 e junho de 2016, nós exportamos 35 milhões de sacas, isso dá uma receita de mais US$ 5,3 bilhões. Estados Unidos e Alemanha são os países que mais importam nosso café e o Japão vem aumentando o consumo. Ao todo, mais de 120 países importaram café brasileiro nesse período.

fotorcreated

  1. O café é o segundo produto mais negociado no planeta. Perde apenas para o petróleo.
  2. Tecnicamente, o café é uma fruta!

A polpa não é muito utilizada, mas ela é importante para saber o momento da colheita. Quando ela estiver vermelhinha ou dourada (dependendo do tipo) é o momento de colher. O café só amadurece enquanto estiver no pé, se tirar antes da hora pode esquecer.

Hands with mature natural coffee beans

  1. Estudos comprovam que o melhor horário para tomar um café é por volta das 14h

Sabe aquele soninho que temos depois do almoço? Pois é, estudos mostram que os níveis mais baixos de energia no ser humano são por volta das 14h15. O café ajuda a dar uma levantada no astral. Mas, claro, para um #coffeelover de verdade não tem tempo ruim. Toda hora é hora de café.

  1. O recorde mundial de maior consumo de café são 82 copos em 7 horas!

Tão impressionante quanto a quantidade de recordes relacionados a café pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes. Ao todo são 593, incluindo maior mosaico de café, maior distância percorrida por um carro movido a café e maior cafeteria do mundo.

  1. A menos que você coloque açúcar, adoçante, chantilly, creme… o café tem zero calorias!

Aliás, é zero tudo! Zero gorduras saturadas, poli-insaturadas, monoinsaturadas, trans, zero colesterol, zero carboidratos… Pode dar um Google para conferir.

  1. Um copo grande de café tem cafeína equivalente a 9,5 latinhas de Coca-Cola.
  2. Para fazer um bom espresso são necessários 40 grãos de café

E sabe o melhor? Dá pra fazer em casa.

sem-titulo

 

  1. O café mais caro do mundo é o Kopi Luwak, feito das fezes da civeta.

O quilo custa, em média, US$ 2.880. Kopi significa café, Luwak é como os indonésios chamam a civeta, mamífero comum na região. Ele se alimenta de café e seleciona apenas os frutos mais doces, maduros e avermelhados. Seu sistema digestivo não consegue digerir o grão, mas o deixa com um sabor inigualável. Segundo os apreciadores uma mistura de “chocolate com suco de uva”.

*Post inspirado no livro ilustrado “Coffee gives me Superpowers”, de Ryoko Iwata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *