5 dicas rápidas para um café delicioso na Moka

Cafeteira Italiana Moka Cafe Cultura

Pela praticidade e excelente café, a Moka, Bialetti ou Cafeteira Italiana – você escolhe – é muito popular entre os coffee lovers. Ela foi criada em 1933 pelo senhor Alfonso Bialetti, que buscava fazer um café com a mesma intensidade das máquinas de espresso das cafeterias. Como ele fez isso?

Se inspirou em uma máquina de lavar que tinha uma caldeira com uma cesta para roupas. Quando a água começava a ferver, ela subia e escaldava as peças de roupa. Assim elas eram higienizadas. Então foi só fazer alguns ajustes: trocou o cesto por um filtro, as roupas pelo pó de café e pronto. Tinha uma cafeteira!

O resultado é um café mais encorpado no sabor e com mais cafeína. Realmente bem próximo do espresso.

Conversamos com o Joshua Stevens, nosso mestre de torra e barista, e ele nos deu algumas dicas preciosas para fazer um café na moka que ninguém vai colocar defeito. Anota aí.

1. A Cafeteira Italiana

Primeiro vamos entender como ela funciona. A cafeteira se divide em três partes:  a água fica na parte de baixo e o pó de café vai no meio, num recipiente com pequenos furos. Por fim, a parte de cima é rosqueada à cafeteira, que é levada ao fogo. Mas calma que vamos explicar direitinho.

2. A água

Encha a base da cafeteira até a válvula de segurança com água mineral ou filtrada. Como ela vai direto ao fogo, não precisa aquecer a água previamente. Ah, coloque um pouquinho de água também na parte de cima, assim  sua bebida não ficará tão amarga ao entrar em contato com o alumínio quente.

3. A granulação do pó

É muito importante  usar a moagem certa para cada método de preparo. Já falamos disso em outros posts. Então, apenas relembrando: use a granulação média, pois o pó muito fino iria entupir o filtro. Não é o que queremos.

4. Coloque no fogo e não saia de perto

Sabemos que a água entra em ebulição em 100ºC. Com a tampa aberta, fique de olho para ver se ela vai subir. Quando começar, tire do fogo e feche a tampa. Esse é o segredo.

5. Quantidade

30 gramas de café servem em média seis xícaras. Há alguns modelos de cafeteira que fazem a quantidade exata para uma pessoa.

Em nossa loja virtual você encontra vários modelos e cores.

E aí? Mais alguma dica importante? Conta para a gente!

30 comentários em “5 dicas rápidas para um café delicioso na Moka

  1. Maria da Conceição Rocha Carvalho disse:

    Comprei uma e não consegui fazer um bom café, então dei para minha filha, mas, com estas dicas vou comprar outra.

    • cafeculturablog disse:

      É difícil fazer uma proporção correta de seis para duas xícaras, Luciana, pois a Moka pede que você coloque água até o limite da base. Caso contrário, ela não vai subir e extrair o café corretamente. E se você colocar menos pó de café, a bebida não terá a intensidade característica da cafeteira italiana.

      Então, as melhores opções são: ou convida os vizinhos para tomar um café, ou compra uma Moka para duas xícaras. Temos alguns modelos em nossa loja virtual.

    • cafeculturablog disse:

      Pode sim, Luana. Não vai danificar o aparelho, mas lembre-se de limpar bem a Moka depois. Recomendamos colocar só um pouco e com muito cuidado não queimar o açúcar no fundo.

  2. diegoofeliciano disse:

    Comprei uma bialetti com, inclusive essa azul da foto do post, mas se eu tirar do fogo quando o café começar a sair, ela para de sair o café, o que posso estar fazendo de errado? O café que estou usando é o house blend de vocês com moagem para moka.

    • cafeculturablog disse:

      Olá, Junior.
      Sim, vai precisar colocar sempre a quantidade para 3 xícaras, caso contrário não haverá pressão da água para extrair o café. É uma proporção fixa. Se você colocar menos água, ela não subirá; e se colocar menos café, a bebida vai ficar aguada.

    • cafeculturablog disse:

      Oi, Lucas. Dá uma conferida na quantidade de café e na moagem que está utilizando. A parte onde coloca o pó precisa ser cheia e sem compactação, a água no nível da válvula e o café com moagem para moka. 😉

    • cafeculturablog disse:

      Como você sabe, não é recomendado requentar café. Não porque faz mal , mas porque perde a qualidade de sabor. Eu imagino você esteja precisando de cafeína bem cedo de manhã e só tem aquele que sobrou no bule. Você pode esquentar na forma quiser: fogão ou microondas.

      Porém, ao invés de requentar recomendamos não fazer tanto café. Faça apenas a quantidade que você precisa. Usando o proporção 1:16 você consegue usar a medida certa.

      Para cada 1 g de café, 16 ml de água. Então para uma xícara de café 150 ml faz 150/16 que da um pouco mais de 9 g. Se você gosta mais intenso usa 1:15 o mais suave 1:17. Aí você sempre vai ter a medida certa! Obrigado e bom cafés!

  3. Isabel Damiani disse:

    Olá amigo.
    Trouxe minha moka diretamente da Itália e amei. Adoro suas dicas. Me explique uma coisa, sempre sai pózinho no café ou sou eu que estou usando um pó muito fino ?

    • cafecultura disse:

      Olá Isabel.
      A Moka é uma ótima maneira de desfrutar de um café intenso. A moagem é muito importante quando você faz café com a moka. Muito grossa, o café vai ficar aguado. Muito fina, o café será amargo e pode até mesmo bloquear a passagem do filtro de metal. Essa moagem mais fina também pode resultar na passagem de algumas partículas para o café final. Verifique também se o filtro e a vedação de borracha estão limpos. O vedação de borracha precisa ser trocada a cada 6 meses a um ano, dependendo de quanto você utiliza.

  4. Ariane disse:

    Está passando pó para o compartimento de cima, estou usando pó próprio e também já tentei moer o grão, mesmo assim está passando. Também não achei forte o suficiente, parece um chá, já vi vários vídeos, faço tudo mas não estou tendo sucesso. É comum passar pó para cima?

    • cafecultura disse:

      Olá Ariane.
      A Moka é uma ótima maneira de desfrutar de um café intenso. A moagem é muito importante quando você faz café com a moka. Muito grossa, o café vai ficar aguado. Muito fina, o café será amargo e pode até mesmo bloquear a passagem do filtro de metal. Essa moagem mais fina também pode resultar na passagem de algumas partículas para o café final. Verifique também se o filtro e a vedação de borracha estão limpos. O vedação de borracha precisa ser trocada a cada 6 meses a um ano, dependendo de quanto você utiliza.

  5. Luís disse:

    Olá. Achei ótimo o site. Pretendo comprar uma cafeteira para quatro xícaras de café, mas ainda não cheguei a uma conclusão final, uma vez que observei em certos vídeos que usam xícaras de diferentes tamanhos (!?). Por isso gostaria de compreender melhor… quantos ml por xícara? Obrigado

  6. Gladisson Silva da Costa disse:

    Olá estou querendo adquirir uma cafeteira italiana, mas encontrei modelos de alumínio e inox (bialetti), qual é melhor? Ou são equivalentes?

  7. Robson disse:

    Ola! Ganhei uma cafeteira de aniversário mas ate agora não consegui usar, comprei ate mesmo café proprio com moagem média e o café simplesmente não sai, não sei mais o que fazer… O barulhinho de pressão sai e da pra saber quando a água esta fervendo, mas…
    Sabe de algo que possa ser?

    • Café Cultura disse:

      Olá Robson!
      Qual cafeteira você está utilizando? Se for a Moka, pode comprar café com moagem fina, igual a de espresso. Além disso, cuide com a quantidade de pó que está usando, você pode estar sobrecarregando a máquina. Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato!

    • Café Cultura disse:

      Olá Adaias!
      Você até pode transferir o café para a térmica, porém, além de ele ir esfriando durante o processo, a experiência não é a mesma, pois os óleos do café que ficam na Moka podem se perder.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato!

  8. Gustavo disse:

    Olá!

    Comprei uma Bialetti para 3 xícaras porém estou conseguindo extrair no máximo 1,5 xícaras. Fica uma boa quantidade sobrando no recipiente de água após o término da fervura. O café que estou usando é próprio para moka. Posso estar fazendo algo errado? Nao noto nenhum vazamento na rosca ou na válvula. Ou será um problema da propria cafeteira?

    • Café Cultura disse:

      Olá Gustavo!
      Possivelmente o problema pode estar na cafeteira. Porém, vale observar a quantidade de pó que você está utilizando, se for muito, pode ser que o café esteja obstruindo a passagem da água. Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato!
      Tenha uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *