5 dicas rápidas para um café delicioso na Moka

Cafeteira Italiana Moka Cafe Cultura

Pela praticidade e excelente café, a Moka, Bialetti ou Cafeteira Italiana – você escolhe – é muito popular entre os coffee lovers. Ela foi criada em 1933 pelo senhor Alfonso Bialetti, que buscava fazer um café com a mesma intensidade das máquinas de espresso das cafeterias. Como ele fez isso?

Se inspirou em uma máquina de lavar que tinha uma caldeira com uma cesta para roupas. Quando a água começava a ferver, ela subia e escaldava as peças de roupa. Assim elas eram higienizadas. Então foi só fazer alguns ajustes: trocou o cesto por um filtro, as roupas pelo pó de café e pronto. Tinha uma cafeteira!

O resultado é um café mais encorpado no sabor e com mais cafeína. Realmente bem próximo do espresso.

Conversamos com o Joshua Stevens, nosso mestre de torra e barista, e ele nos deu algumas dicas preciosas para fazer um café na moka que ninguém vai colocar defeito. Anota aí.

1. A Cafeteira Italiana

Primeiro vamos entender como ela funciona. A cafeteira se divide em três partes:  a água fica na parte de baixo e o pó de café vai no meio, num recipiente com pequenos furos. Por fim, a parte de cima é rosqueada à cafeteira, que é levada ao fogo. Mas calma que vamos explicar direitinho.

2. A água

Encha a base da cafeteira até a válvula de segurança com água mineral ou filtrada. Como ela vai direto ao fogo, não precisa aquecer a água previamente. Ah, coloque um pouquinho de água também na parte de cima, assim  sua bebida não ficará tão amarga ao entrar em contato com o alumínio quente.

3. A granulação do pó

É muito importante  usar a moagem certa para cada método de preparo. Já falamos disso em outros posts. Então, apenas relembrando: use a granulação média, pois o pó muito fino iria entupir o filtro. Não é o que queremos.

4. Coloque no fogo e não saia de perto

Sabemos que a água entra em ebulição em 100ºC. Com a tampa aberta, fique de olho para ver se ela vai subir. Quando começar, tire do fogo e feche a tampa. Esse é o segredo.

5. Quantidade

30 gramas de café servem em média seis xícaras. Há alguns modelos de cafeteira que fazem a quantidade exata para uma pessoa.

Em nossa loja virtual você encontra vários modelos e cores.

E aí? Mais alguma dica importante? Conta para a gente!

50 comentários em “5 dicas rápidas para um café delicioso na Moka

  1. Maria da Conceição Rocha Carvalho disse:

    Comprei uma e não consegui fazer um bom café, então dei para minha filha, mas, com estas dicas vou comprar outra.

    • cafeculturablog disse:

      É difícil fazer uma proporção correta de seis para duas xícaras, Luciana, pois a Moka pede que você coloque água até o limite da base. Caso contrário, ela não vai subir e extrair o café corretamente. E se você colocar menos pó de café, a bebida não terá a intensidade característica da cafeteira italiana.

      Então, as melhores opções são: ou convida os vizinhos para tomar um café, ou compra uma Moka para duas xícaras. Temos alguns modelos em nossa loja virtual.

    • cafeculturablog disse:

      Pode sim, Luana. Não vai danificar o aparelho, mas lembre-se de limpar bem a Moka depois. Recomendamos colocar só um pouco e com muito cuidado não queimar o açúcar no fundo.

  2. diegoofeliciano disse:

    Comprei uma bialetti com, inclusive essa azul da foto do post, mas se eu tirar do fogo quando o café começar a sair, ela para de sair o café, o que posso estar fazendo de errado? O café que estou usando é o house blend de vocês com moagem para moka.

    • cafeculturablog disse:

      Olá, Junior.
      Sim, vai precisar colocar sempre a quantidade para 3 xícaras, caso contrário não haverá pressão da água para extrair o café. É uma proporção fixa. Se você colocar menos água, ela não subirá; e se colocar menos café, a bebida vai ficar aguada.

    • cafeculturablog disse:

      Oi, Lucas. Dá uma conferida na quantidade de café e na moagem que está utilizando. A parte onde coloca o pó precisa ser cheia e sem compactação, a água no nível da válvula e o café com moagem para moka. 😉

    • cafeculturablog disse:

      Como você sabe, não é recomendado requentar café. Não porque faz mal , mas porque perde a qualidade de sabor. Eu imagino você esteja precisando de cafeína bem cedo de manhã e só tem aquele que sobrou no bule. Você pode esquentar na forma quiser: fogão ou microondas.

      Porém, ao invés de requentar recomendamos não fazer tanto café. Faça apenas a quantidade que você precisa. Usando o proporção 1:16 você consegue usar a medida certa.

      Para cada 1 g de café, 16 ml de água. Então para uma xícara de café 150 ml faz 150/16 que da um pouco mais de 9 g. Se você gosta mais intenso usa 1:15 o mais suave 1:17. Aí você sempre vai ter a medida certa! Obrigado e bom cafés!

  3. Isabel Damiani disse:

    Olá amigo.
    Trouxe minha moka diretamente da Itália e amei. Adoro suas dicas. Me explique uma coisa, sempre sai pózinho no café ou sou eu que estou usando um pó muito fino ?

    • cafecultura disse:

      Olá Isabel.
      A Moka é uma ótima maneira de desfrutar de um café intenso. A moagem é muito importante quando você faz café com a moka. Muito grossa, o café vai ficar aguado. Muito fina, o café será amargo e pode até mesmo bloquear a passagem do filtro de metal. Essa moagem mais fina também pode resultar na passagem de algumas partículas para o café final. Verifique também se o filtro e a vedação de borracha estão limpos. O vedação de borracha precisa ser trocada a cada 6 meses a um ano, dependendo de quanto você utiliza.

  4. Ariane disse:

    Está passando pó para o compartimento de cima, estou usando pó próprio e também já tentei moer o grão, mesmo assim está passando. Também não achei forte o suficiente, parece um chá, já vi vários vídeos, faço tudo mas não estou tendo sucesso. É comum passar pó para cima?

    • cafecultura disse:

      Olá Ariane.
      A Moka é uma ótima maneira de desfrutar de um café intenso. A moagem é muito importante quando você faz café com a moka. Muito grossa, o café vai ficar aguado. Muito fina, o café será amargo e pode até mesmo bloquear a passagem do filtro de metal. Essa moagem mais fina também pode resultar na passagem de algumas partículas para o café final. Verifique também se o filtro e a vedação de borracha estão limpos. O vedação de borracha precisa ser trocada a cada 6 meses a um ano, dependendo de quanto você utiliza.

  5. Luís disse:

    Olá. Achei ótimo o site. Pretendo comprar uma cafeteira para quatro xícaras de café, mas ainda não cheguei a uma conclusão final, uma vez que observei em certos vídeos que usam xícaras de diferentes tamanhos (!?). Por isso gostaria de compreender melhor… quantos ml por xícara? Obrigado

  6. Gladisson Silva da Costa disse:

    Olá estou querendo adquirir uma cafeteira italiana, mas encontrei modelos de alumínio e inox (bialetti), qual é melhor? Ou são equivalentes?

  7. Robson disse:

    Ola! Ganhei uma cafeteira de aniversário mas ate agora não consegui usar, comprei ate mesmo café proprio com moagem média e o café simplesmente não sai, não sei mais o que fazer… O barulhinho de pressão sai e da pra saber quando a água esta fervendo, mas…
    Sabe de algo que possa ser?

    • Café Cultura disse:

      Olá Robson!
      Qual cafeteira você está utilizando? Se for a Moka, pode comprar café com moagem fina, igual a de espresso. Além disso, cuide com a quantidade de pó que está usando, você pode estar sobrecarregando a máquina. Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato!

    • Café Cultura disse:

      Olá Adaias!
      Você até pode transferir o café para a térmica, porém, além de ele ir esfriando durante o processo, a experiência não é a mesma, pois os óleos do café que ficam na Moka podem se perder.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato!

  8. Gustavo disse:

    Olá!

    Comprei uma Bialetti para 3 xícaras porém estou conseguindo extrair no máximo 1,5 xícaras. Fica uma boa quantidade sobrando no recipiente de água após o término da fervura. O café que estou usando é próprio para moka. Posso estar fazendo algo errado? Nao noto nenhum vazamento na rosca ou na válvula. Ou será um problema da propria cafeteira?

    • Café Cultura disse:

      Olá Gustavo!
      Possivelmente o problema pode estar na cafeteira. Porém, vale observar a quantidade de pó que você está utilizando, se for muito, pode ser que o café esteja obstruindo a passagem da água. Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato!
      Tenha uma ótima semana!

  9. Alex Fernandes disse:

    Olá, Boa tarde,
    Estou pesquisando há alguns dias e estou em dúvida se compro uma Moka ou se invisto direto em uma maquina (tenho pesquisado bastante sobre a Oster Primalatte). Alguém poderia me dar uma dica ?!!?

    • Café Cultura disse:

      Olá, Alex! Tudo bem? Tudo depende do seu paladar e conhecimento sobre café. Mesmo que a Moka seja o método mais parecido com o Espresso, com intensidade parecida, não consegue entregar a crema que só o espresso tem. Além disso, com a máquina de espresso você pode preparar cafés com leite, inclusive o cappuccino italiano.

      Acreditamos que vale o investimento 🙂

    • Café Cultura disse:

      Olá, Keli! Tudo bem? Você está falando da extração na Moka, certo? Se sim, isso pode estar ocorrendo porque você está colocando muita água no pré-preparo (o máximo é a água estar na válvula) ou não está deixando o tempo suficiente de extração, quando a água passa pelo café.

        • Café Cultura disse:

          Olá Ricardo,

          É normal, sim. Sempre vai ficar um pouco de água por conta da pequena distância entre o cano e o fundo.
          Após utilizar a sua Moka, sempre a limpe e seque antes de guardar. 🙂

    • Café Cultura disse:

      Olá, Thaís!Tudo bem?
      Na Moka é apenas possível passar o café. Para vaporizar o leite, você precisa adquirir um vaporizador eletrônico, caso não tenha uma máquina de espresso em casa. O Aeroccino é uma boa opção.

  10. Márcio Heleno da Silva dos Santos disse:

    Boa noite! Vocês poderiam por gentileza indicar alguma marca mais popular (vendida em supermercado) para usar na Moka? Procuro nas embalagens e não encontro em nenhuma a moagem do grão (extra fino/fino/médio/grosso), no caso da cafeteira Moka tento encontrar nestas marcas mais populares a discrição:moagem média. Alguma sugestão? Obrigado!!!

    • Café Cultura disse:

      Olá, Márcio Heleno! Tudo bem?
      Infelizmente, não temos marcas de café para indicar. No geral, as empresas trabalham com a moagem para filtro, que é um pouco mais grossa do que a da Moka (igual a de espresso) e é o método mais usado nos lares brasileiros. Nossos produtos contemplam esse tipo de moagem. Você pode adquiri-los em nossas lojas físicas e na virtual: https://www.cafeculturabrasil.com/loja-virtual/
      Esperamos ter ajudado 🙂

    • Café Cultura disse:

      Olá, Vera

      Você precisa colocar sempre a quantidade para 9 xícaras, caso contrário não haverá pressão da água para extrair o café. É uma proporção fixa. Se você colocar menos água, corre o risco do seu café ficar muito forte ou até mesmo da água não subir; e se colocar menos café, a bebida vai ficar aguada.

  11. Iago Luís Cesconetto disse:

    Boa tarde! Tenho uma moka de 600ml que servem 12 cafés.
    No preparo, ocorre um problema: quando a água fervendo já está subindo, se eu desligar o foco ela para de subir. Então, para isso não acontecer tenho que deixar em fogo baixo, porém por vezes o café acaba fervendo. É um problema que ocorre desde quando a comprei.

    O que poderia ser?

    • Café Cultura disse:

      Olá Iago,

      Você precisa fazer todo o processo em fogo baixo.
      A pressão feita pelo vapor é quem faz a água subir passar pelo filtro, pelo café e chegar no compartimento de cima. Quando esse processo de inicia a moka faz um som característico como um gorgolejo.
      Você pode, com muito cuidado, verificar se o pote superior encheu e desligar o fogo. Minha dica é, não demore muito nesse processo para que o café não ferva e queime. Entre o começo do barulho e o momento de desligar o fogo, passam-se segundos, por isso é importante acompanhar todo o processo.

    • Café Cultura disse:

      Olá, Salvio!

      Como você higieniza a sua Moka? Se você apenas lava ela com água, pode ser que tem muito óleo acumulando e deixando esse gosto de queimado no seu café.

      Esperamos ter ajudado.

  12. Thais disse:

    Olá tenho uma cafeteira italiana inox há muitos anos. Sempre funcionou perfeitamente. Agora ela começou a vazar pela válvula de segurança. O que pode ser? Não mudei nenhum parâmetro e já troquei o filtro e a borracha!! Continua vazando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

[]