Fazer café não é tão difícil, mas não se engane! Também não é tão simples quanto parece. Para ter um café bem tirado é preciso prestar a atenção em alguns fatores que, muitas vezes, passam despercebidos. No post de hoje listamos alguns desses erros bobos, que vão desde o armazenamento, preparação e processo, e interferem diretamente na qualidade do seu café.
Vamos nessa? Quando colocar em prática, lembre-se de nos contar como foi.
- Guardar o pó de café na geladeira
Não pense que isso vai manter o seu café fresco. Porque não vai! O que acontece é o seguinte: por conta de seus inúmeros furos, o grão tostado (ou moído) absorve a umidade e até mesmo o cheiro dos outros alimentos que estão dentro da geladeira. Se você quer manter seu café bem armazenado e sempre fresquinho, o melhor a se fazer é manter em temperatura ambiente dentro de um pote fechado, que não tenha entrada de ar, totalmente lacrado!
- Usar água fervente
Quando está em seu estado de ebulição a água tira a acidez e o amargor do café. O ideal mesmo é você deixa-la a aproximadamente 90ºC, mas como fazer isso sem um termômetro? Um truque que alguns baristas usam é deixar a água começar a ferver e então esperar 45 segundos. Pronto! Já está na temperatura correta.
- Usar muito ou pouco café
Colocar a quantidade correta de pó de café é primordial para a sua bebida sair perfeita! Se colocar pouco pode ficar fraco, se puser muito corre o risco de ficar forte demais. O ideal é que para cada 100 ml de água, você tenha uma colher de sopa de pó de café. Não vá esquecer!
- Usar a moagem errada
Cada método de preparo exige uma moagem diferente. Não adianta querer fazer um espresso com uma moagem grossa, por exemplo. Tem que ser média. Já a fina é ideal para fazer café passado. Em nossas lojas (tanto físicas quanto virtual) sempre damos a opção de escolher a moagem mais adequada para a sua cafeteira. Além disso, também temos moedores em que você pode regular a moagem ideal.
- Reutilizar o pó para fazer mais café
Acredite se quiser, tem gente que acha que vai economizar usando o mesmo pó de café várias vezes. Ele perde o sabor, o aroma e definitivamente não fica bom. Porém, a borra pode ser reaproveitada de outras maneiras. Inclusive já mostramos algumas delas aqui no blog.
Anotaram tudo? Então mãos à obra!
Boa Tarde!
Adorei as dicas sobre como preparar o café…amo muito essa deliciosa bebida e o meu maior erro confesso, era guardar o pó dentro da geladeira rs
Bjos
Rose
http://www.cafeeartecomcultura.blogspot.com.br
Hahaha
Que legal, Rose. Sempre postamos dicas relevantes aqui. Fique de olho. 😉
se eu guardar dentro de uma lata dentro da geladeira , fara diferença para melhor do que se eu guardar na mesma embalagem fora da geladeira?