5 erros comuns na hora de fazer café

Fazer café não é tão difícil, mas não se engane! Também não é tão simples quanto parece. Para ter um café bem tirado é preciso prestar a atenção em alguns fatores que, muitas vezes, passam despercebidos. No post de hoje listamos alguns desses erros bobos, que vão desde o armazenamento, preparação e processo, e interferem diretamente na qualidade do seu café.

Vamos nessa? Quando colocar em prática, lembre-se de nos contar como foi.

  1. Guardar o pó de café na geladeira

Não pense que isso vai manter o seu café fresco. Porque não vai! O que acontece é o seguinte: por conta de seus inúmeros furos, o grão tostado (ou moído) absorve a umidade e até mesmo o cheiro dos outros alimentos que estão dentro da geladeira. Se você quer manter seu café bem armazenado e sempre fresquinho, o melhor a se fazer é manter em temperatura ambiente dentro de um pote fechado, que não tenha entrada de ar, totalmente lacrado!

  1. Usar água fervente

Quando está em seu estado de ebulição a água tira a acidez e o amargor do café. O ideal mesmo é você deixa-la a aproximadamente 90ºC, mas como fazer isso sem um termômetro? Um truque que alguns baristas usam é deixar a água começar a ferver e então esperar 45 segundos. Pronto! Já está na temperatura correta.

  1. Usar muito ou pouco café

Colocar a quantidade correta de pó de café é primordial para a sua bebida sair perfeita! Se colocar pouco pode ficar fraco, se puser muito corre o risco de ficar forte demais. O ideal é que para cada 100 ml de água, você tenha uma colher de sopa de pó de café. Não vá esquecer!

  1. Usar a moagem errada

Cada método de preparo exige uma moagem diferente. Não adianta querer fazer um espresso com uma moagem grossa, por exemplo. Tem que ser média. Já a fina é ideal para fazer café passado. Em nossas lojas (tanto físicas quanto virtual) sempre damos a opção de escolher a moagem mais adequada para a sua cafeteira. Além disso, também temos moedores em que você pode regular a moagem ideal.

  1. Reutilizar o pó para fazer mais café

Acredite se quiser, tem gente que acha que vai economizar usando o mesmo pó de café várias vezes. Ele perde o sabor, o aroma e definitivamente não fica bom. Porém, a borra pode ser reaproveitada de outras maneiras. Inclusive já mostramos algumas delas aqui no blog.

Anotaram tudo? Então mãos à obra!

3 comentários em “5 erros comuns na hora de fazer café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[]