6 curiosidades sobre a cafeína que vão te surpreender

O mundo do café é muito abrangente e sempre tem algo novo – ou desconhecido do público geral – que ainda podemos aprender. Por isso não nos cansamos de fazer as famosas listas de curiosidades que provavelmente você não sabe. Hoje falaremos da cafeína!

Você sabia que 90% das pessoas do mundo consomem cafeína de alguma maneira? E que ela pode ser boa pouco antes de tirar uma soneca? Então pega o seu café e vem com a gente.

  1. O efeito da cafeína pode durar até 14 horas

Mas isso também depende da pessoa. O normal é começar a fazer efeito entre 15 a 20 minutos depois de tomar café e durar entre 8 a 14 horas depois. Agora, sabia que muitas pessoas não experimentam o famoso estado de alerta e atenção causado pela substância? Isso acontece por conta das variações de taxa de metabolização da cafeína no fígado.

  1. A cafeína não é exclusividade do pé de café

Surpreso? Pois saiba que a substância está presente em cerca de 60 plantas diferentes! Dentre elas a erva-mate e o cacau. A presença da cafeína em algumas delas têm um papel importantíssimo para a continuação da espécie, já que “viciam” as abelhas fazendo com que elas sempre retornem, aumentando a polinização. Falamos disso em nosso último post.

  1. Cafeína é a droga mais consumida no mundo

Seja no café, chá, refrigerantes ou remédios, cerca de 90% da população mundial ingere cafeína de alguma maneira. Inclusive é possível alguém ter crises de abstinência se diminuir drasticamente sua dose diária de cafeína. É raro, mas acontece.

  1. Sonequinha depois do café é como reiniciar a mente 

A cafeína demora cerca de 15 minutos para fazer efeito, certo? (Falamos disso no item 1) Então, depois de tomar o seu café, tire uma soneca rápida de 15 minutos. Apenas feche os olhos e relaxe. Ao acordar você se sentirá renovado e mais focado.

  1. Há mais cafeína no café do que em um energético

Um café passado, por exemplo, apresenta entre 95 a 200mg de cafeína e o espresso entre 45 e 100 mg. Já uma lata de energético tem entre 76 a 80mg da substância. Somos suspeitos para falar, mas preferimos o café…

  1. O nome é quase um trava língua

Tente falar 1,3,7-trimetilxantina sem gaguejar. Este é o nome químico da cafeína, um alcaloide do grupo das xantinas, cuja fórmula é C8H10N4O2. Difícil, né?

Fórmula química da cafeína. (Fonte: Wikicommons)

Você sabe mais alguma curiosidade cafeinada que não colocamos aqui? Então conta para a gente aí nos comentários.

Ah, talvez você goste de saber 10 curiosidades e 7 mitos e verdades sobre o café, 5 erros comuns na hora de fazer café e até assuntos mais específicos como os 4 motivos pelos quais carnaval e café têm tudo a ver. Já falamos de tudo isso aqui no blog. Dá uma olhada. Conhecimento nunca é demais, concorda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *