7 mitos e verdades sobre o café

xícara café expresso café cultura blog

Há muita crença popular envolvida quando o assunto é café. Repetidas a exaustão, ainda que muitas não tenham comprovação científica, acabaram virando verdade no dia a dia. Por exemplo: dizem que café vicia, mas cura ressaca, causa insônia, reduz estresse, ajuda no combate a doenças cardíacas e etc.

Listamos algumas dessas afirmações mostrando quais são furada e quais são verdadeiras. Você vai se surpreender! Vamos lá?

1. Café cura a ressaca

FALSO! Está surpreso? Pois é, difícil acreditar. Afinal de contas, quem nunca tomou uma boa xícara de café para reduzir os efeitos de uma noite de bebedeiras? Na verdade a cafeína até ajuda um bêbado a ficar mais esperto, acordado, mas não vai servir de muita coisa para diminuir a ressaca do dia seguinte. Aliás, considerando que a ressaca é resultado da desidratação causada pelo álcool, beber café pode tornar as coisas piores.

2. Café ajuda a perder peso

VERDADE! Aposto que ficou feliz em ler isso, não é? Em um curto prazo, a cafeína acelera o metabolismo e a taxa de queima de gordura. Sem contar que ela faz os músculos usarem a gordura como combustível. Isso explica porque queimamos mais calorias quando bebemos café.

3. Café causa insônia

FALSO! Nosso corpo absorve a cafeína tão rápido quanto a elimina. Você pode até ficar alerta por algumas horas, mas se você bebe café durante o dia, é pouco provável que te cause insônia.

4. Café vicia

FALSO! Há vários estudos que comprovam que a cafeína não está ligada ao circuito de dependência do cérebro. A Organização Mundial da Saúde inclusive afirma que não há evidências de que o uso da cafeína implique em consequências sociais e físicas que estejam associadas ao abuso de drogas.

5. Café ajuda no combate a doenças

VERDADE! É comprovado cientificamente que tomar café ajuda a combater doenças degenerativas como Parkinson, Alzheimer e até cardíacas. Mas lembre-se de sempre procurar informações com um profissional da medicina.

6. Café reduz o estresse

FALSO! A gente sabe que às vezes parece uma boa ideia tomar um bom café num momento como esse, mas na realidade a cafeína só aumenta os efeitos do estresse. Principalmente para pessoas ansiosas e propensas a ataques de pânico.

7. Café ajuda na memória

VERDADE! Exames de ressonância magnética comprovaram que, pessoas que tomavam dois copos de café por dia, tiveram um aumento de atividade cerebral em dois locais: no lóbulo frontal rico em memória e no cingulado anterior, responsável pela atenção e controle.

Temporariamente, o café pode aumentar o seu foco e memória. Boa dica para quando você precisar de concentração ou fazer uma prova, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *