Aeropress: um método tão versátil quanto o café

Inovar, inventar, testar. A Aeropress é tão versátil, que torna possível você encontrar seu melhor café por meios diferentes: moagem, tempo de infusão, temperatura da água, etc. Neste post, falaremos deste método tão famoso e querido que tem até um campeonato mundial próprio.

Se pudéssemos usar três palavras para explicar este modo de preparo, seriam: precisão, praticidade e, claro, versatilidade. A Aeropress é pequena, leve e pode ser carregada para qualquer lugar, seja trabalho, viagem ou lazer. O resultado é sempre uma bebida especial e complexa, que ressalta o aroma e características naturais do grão.

De todos os métodos este é o mais recente, foi criado em 2005 por um inventor de brinquedos (se você é um coffee lover e acompanha nossas redes sociais, já deve saber disso). Foram dois anos de testes e mais de 30 protótipos até chegar ao projeto ideal. Imagina o trabalho!

Lembra da versatilidade? Normalmente, os métodos de preparo de café possuem uma moagem ideal, mas o legal da Aeropress é justamente sair do comum e encontrar o seu estilo. Apenas para você ter uma ideia, teve um ano em que o campeão mundial utilizou mais de uma moagem diferente na mesma receita. Essa é a prova de que vale a pena tentar.

Como sempre, conversamos com o nosso mestre de torras e barista, Joshua Stevens, pedindo algumas dicas. Ele gosta de um café mais intenso, então costuma usar uma moagem fina e deixa em infusão por um minuto e meio antes de pressionar o êmbolo.

Independente da receita que você irá seguir, listamos algumas outras dicas para melhorar o seu desempenho na Aeropress.

Dicas extras:

  1. Utilize água filtrada para extrair o melhor do seu café;
  2. Não utilize a água muito quente;
  3. Antes de começar, jogue um pouco de água quente no filtro da Aeropress para retirar as impurezas e um possível gosto de resíduos no papel;
  4. Utilize um cronômetro para que o tempo de infusão atinja o mesmo gosto em vários preparos;
  5. Gostou do resultado? Lembre-se da moagem utilizada para as próximas vezes.

 

E aí, curtiu? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *