Benefícios do café para a saúde

Além de estimular os sentidos com seu aroma e sabor, o café também pode contribuir para uma vida mais saudável. Com substâncias que previnem doenças, ajudam na perda de peso e na concentração, a bebida tem sido apontada como uma poderosa aliada na saúde.

O efeito energético do café é conhecido há tempos: conta-se que, no século 16, sábios do Iêmen bebiam café para se manterem acordados durante a oração. Mais recentemente, descobriu-se que, consumida de forma moderada, a cafeína também melhora o desempenho cerebral, eleva a taxa metabólica em até 11% e atua como diurético natural. Por isso, ajuda a queimar gordura e pode auxiliar na luta contra o excesso de peso. Com poucas calorias, o café também eleva a adrenalina na corrente sanguínea e dá aquela dose de animação a mais para quem pratica atividades físicas.

Rico em antioxidantes, o café também ajuda a prevenir diabetes tipo 2 e a retardar o processo de envelhecimento ao combater os radicais livres. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que pessoas saudáveis com mais de 65 anos que bebem quatro xícaras diárias têm 53% menos chance de desenvolver uma doença cardíaca.

Além disso, beber café estimula a mente. Segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, duas xícaras por dia podem melhorar a memória. Outra pesquisa publicada no British Medical Journal mostrou que o café contribui também para a concentração. De acordo com o resultado dos testes, motoristas que bebem café têm 63% menos chances de se envolver em acidentes.

A cafeína atua ainda contra a depressão, conforme uma pesquisa da Harvard School of Public Health. O estudo observou que, em um grupo de mulheres não-depressivas, as que ingeriam quatro xícaras da bebida por dia manifestaram sintomas de depressão 20% a menos ao longo dos anos.

Estas descobertas mostram o que muitos amantes do café já desconfiam há tempos. Beber uma boa xícara de café é mais do que um prazer: é uma atitude saudável, com vantagens para o corpo e para a mente.