Café gelado: o café certo para o verão

O calor do verão nos faz clamar por algo que nos dê uma sensação de frescor e alívio. Um banho de chuveiro, piscina, praia ou cachoeira; um picolé, sorvete ou sobremesas geladas; um suco maravilhoso ou café bem gelado. Isso mesmo, você não leu errado: café gelado é uma delícia. É o chamado Cold Brew ou Iced Coffee.

Assim como o café “tradicional”, o café gelado possui inúmeros métodos de extração. Alguns podem demorar até 18 horas para ficar pronto. É um trabalho minucioso, mas muito gostoso de fazer. Hoje vamos mostrar duas maneiras simples que você pode fazer em casa e impressionar suas visitas no verão (a primeira de Cold Brew, a segunda de Iced Coffee).

Geralmente a gente manda vocês já colocarem a água para esquentar. Dessa vez não será preciso, mas certifique-se de que tenha gelo pronto. Vamos precisar.

  • Como fazer na French Press

Se você já tem alguma afinidade com café, certamente ouviu falar da Prensa Francesa. Para fazer o Cold Brew você não vai mudar muita coisa no método de preparo: coloque 140g do seu blend Café Cultura preferido no recipiente da cafeteira e, em seguida, os 500ml de água fria.

Depois dê uma mexida para misturar o pó, coloque a tampa e deixe descansar na geladeira por 12 horas. Então é só pressionar o êmbolo para fazer o café e servir num copo com bastante gelo.

  • Como fazer um Ice Chemex

Caso você não tenha tempo – ou paciência – para esperar 12 horas até o café ficar pronto, este método é simples e rápido. Antes de tudo, coloque cerca de 220g de gelo na Chemex e só então ajeite o filtro no recipiente. A partir daqui o método seguirá como de costume: pó de café e água quente.

Coloque o café moído e despeje a água a uma temperatura de aproximadamente 90ºC. Espere a água terminar de passar pelo filtro, quando terminar o café já estará gelado. Basta servir numa caneca com mais gelo e apreciar!

Conhece outras formas de preparar café gelado? Conta aí nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *