Três métodos fáceis de preparar em casa: filtro, french press e moka

Como você costuma consumir o seu café em casa? Tem algum ritual? Quando você prefere apreciar a bebida? Pela manhã, pós-almoço ou durante a tarde? É o seu combustível para a criatividade ou o conforto para o dia?

Tantas perguntas, uma certeza: café é vida. Nós amamos cada detalhe que envolve a sua preparação, seja em nossas lojas ou na sua casa.

Neste texto, vamos abordar três métodos de extração da segunda bebida mais consumida no mundo, para você degustá-la da melhor maneira no seu lar.

Filtro de papel

Método muito popular no Brasil, conhecido como passado ou coado, é de fácil preparo – mas, requer cuidados.

Primeiro – e o mais importante – não deixe a água ferver. Se você não tem uma chaleira com termômetro, preste atenção quando a água começar a chiar. Nunca deixa-a ferver. A temperatura ideal é de 93 a 98 graus.

Quanto à quantidade, depende muito da intensidade que você deseja na bebida. De forma geral, use 60g (4 a 5 colheres de sopa) de café para cada litro.

Antes de iniciar a infusão, passe água quente no filtro de papel, para que não fique o gosto dele na bebida. Após, insira o café, despeje um pouco de água quente para a pré-infusão, espere cerca de 30 segundos e, em movimentos circulares e lentos, adicione o resto da água.

Uma forma prática, sem erro na hora de preparar esse método, é com o nosso Drip Coffee. Ele contém doses individuas, prontas para preparo direto na xícara.

Café em sachê
Drip Coffee é uma forma fácil e prática de passar o seu café

French Press

Rápido, fácil, bonito, saboroso… Sobram adjetivos para descrever esse método, que conta com muitos fãs mundo afora.

Curiosidade, antes de seguirmos: o nome é francês, mas a patente, italiana. O modelo que conhecemos hoje surgiu em 1929 e foi criado pelo italiano Attilio Calimani.

Nesse método, a filtragem ocorre por separação do sólido do líquido. Como não se utiliza filtro de papel, mas uma tela fina, a moagem do café necessita ser mais grossa.

O preparo é muito fácil:

  1. Coloque o pó no béquer (recipiente da prensa);
  2. Adicione parte da água quente (igual ao preparo no filtro de papel);
  3. Coloque o restante da água e espere até 4 minutos para o processo de infusão;
  4. Passado esse tempo, misture com uma colher e empurre o êmbolo, que é responsável pela filtragem;
  5. Deguste, com calma, de preferência lendo um bom livro. 📖

Se você deseja extrair o melhor sabor do seu café, a french press vai possibilitar isso. Ela conserva os óleos essenciais do grão e entrega uma explosão de aromas.

Não é demais lembrar: não deixe a água ferver. 😉

Além de charmosa, a prensa francesa entrega uma bebida incomparável

Moka Italiana

Você gosta de espresso? Se sim, a moka é ideal para você, pois entrega um café intenso e marcante.

Com uma estrutura que peca pela simplicidade, a forma de preparo segue na mesma linha: adicione a água na base do equipamento até a válvula de segurança. O café, com moagem média, deve ser colocado no compartimento que se encaixa a essa base.

A extração é uma obra de arte: quando a água aquece, entra em contato com o pó e ambos são impulsionados para a parte superior da cafeteira.

Dicas preciosas

  • Faça sempre em fogo baixo, caso contrário o vapor queimará o café;
  • Coloque gotas de água fria no compartimento superior antes de iniciar o preparo, pois o café pode queimar também ao entrar em contato com o metal da cafeteira;
  • Assim que a moka “assoviar”, desligue o fogo. Se não fizer isso, já sabe: o café queima.
Compartimento deve ser totalmente preenchido com café

Pronto, agora você já pode ter sua própria cafeteria em casa. 😃 Lembre-se que, além do cuidado para o preparo correto, é fundamental ter um café de qualidade, especial, é claro.

Boas xícaras! ☕️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[]