Como você costuma consumir o seu café em casa? Tem algum ritual? Quando você prefere apreciar a bebida? Pela manhã, pós-almoço ou durante a tarde? É o seu combustível para a criatividade ou o conforto para o dia?
Tantas perguntas, uma certeza: café é vida. Nós amamos cada detalhe que envolve a sua preparação, seja em nossas lojas ou na sua casa.
Neste texto, vamos abordar três métodos de extração da segunda bebida mais consumida no mundo, para você degustá-la da melhor maneira no seu lar.
Filtro de papel
Método muito popular no Brasil, conhecido como passado ou coado, é de fácil preparo – mas, requer cuidados.
Primeiro – e o mais importante – não deixe a água ferver. Se você não tem uma chaleira com termômetro, preste atenção quando a água começar a chiar. Nunca deixa-a ferver. A temperatura ideal é de 93 a 98 graus.
Quanto à quantidade, depende muito da intensidade que você deseja na bebida. De forma geral, use 60g (4 a 5 colheres de sopa) de café para cada litro.
Antes de iniciar a infusão, passe água quente no filtro de papel, para que não fique o gosto dele na bebida. Após, insira o café, despeje um pouco de água quente para a pré-infusão, espere cerca de 30 segundos e, em movimentos circulares e lentos, adicione o resto da água.
Uma forma prática, sem erro na hora de preparar esse método, é com o nosso Drip Coffee. Ele contém doses individuas, prontas para preparo direto na xícara.

French Press
Rápido, fácil, bonito, saboroso… Sobram adjetivos para descrever esse método, que conta com muitos fãs mundo afora.
Curiosidade, antes de seguirmos: o nome é francês, mas a patente, italiana. O modelo que conhecemos hoje surgiu em 1929 e foi criado pelo italiano Attilio Calimani.
Nesse método, a filtragem ocorre por separação do sólido do líquido. Como não se utiliza filtro de papel, mas uma tela fina, a moagem do café necessita ser mais grossa.
O preparo é muito fácil:
- Coloque o pó no béquer (recipiente da prensa);
- Adicione parte da água quente (igual ao preparo no filtro de papel);
- Coloque o restante da água e espere até 4 minutos para o processo de infusão;
- Passado esse tempo, misture com uma colher e empurre o êmbolo, que é responsável pela filtragem;
- Deguste, com calma, de preferência lendo um bom livro. 📖
Se você deseja extrair o melhor sabor do seu café, a french press vai possibilitar isso. Ela conserva os óleos essenciais do grão e entrega uma explosão de aromas.
Não é demais lembrar: não deixe a água ferver. 😉

Moka Italiana
Você gosta de espresso? Se sim, a moka é ideal para você, pois entrega um café intenso e marcante.
Com uma estrutura que peca pela simplicidade, a forma de preparo segue na mesma linha: adicione a água na base do equipamento até a válvula de segurança. O café, com moagem média, deve ser colocado no compartimento que se encaixa a essa base.
A extração é uma obra de arte: quando a água aquece, entra em contato com o pó e ambos são impulsionados para a parte superior da cafeteira.
Dicas preciosas
- Faça sempre em fogo baixo, caso contrário o vapor queimará o café;
- Coloque gotas de água fria no compartimento superior antes de iniciar o preparo, pois o café pode queimar também ao entrar em contato com o metal da cafeteira;
- Assim que a moka “assoviar”, desligue o fogo. Se não fizer isso, já sabe: o café queima.

Pronto, agora você já pode ter sua própria cafeteria em casa. 😃 Lembre-se que, além do cuidado para o preparo correto, é fundamental ter um café de qualidade, especial, é claro.
Boas xícaras! ☕️