Como guardar o Café? Barista dá 3 dicas

“Como armazenar o café especial Café Cultura?”

A dúvida comum que circula na mente dos coffee lovers foi respondida pelo próprio Joshua Stevens, co-fundador do Café Cultura e do Laboratório da rede.

Todo o café servido no Café Cultura é produzido com respeito ao ser humano envolvido no processo. Trouxemos para este nosso canal, essa informação e reunimos aqui as dicas para seu cafezinho continuar delicioso até a última gota.

 

O que é café especial?

É o grão que atinge no mínimo 80 pontos na escala da metodologia Cupping. Os cuppings são testes de qualidade realizados no Lab do Café Cultura, seguindo o padrão internacional da Specialty Coffee Association (SCA). Na embalagem, deve conter esta informação: 100% Arábica. Além disso, a torra do café costuma ser média: quanto mais escuro, mais torrado para tirar as imperfeições. Diferença perceptível no sabor.

 

Como guardar o café? Siga nossas 3 dicas.

DICA 1: COMO?

A melhor forma de guardar o café é em um pote hermético muito bem vedado.

 

DICA 2: ONDE?

Na geladeira ou no freezer, não pode, pois o café perde a qualidade transpirando com a umidade do ar. Prefira, então, um local seco e escuro.

 

DICA 3: QUANTO?

Para manter a qualidade, você precisa comprar a quantidade que vai usar durante a semana.

 

Dica BÔNUS: a melhor prática é comprar sempre em pouca quantidade e, de preferência, moer o grão um pouco antes de passar o café. Dessa forma, você garante o máximo de sabor do seu especial Café Cultura.

 

 

Como esquentar o café que já foi passado?

O Café Cultura não recomenda requentar o café. Não porque faça mal, mas porque perde em qualidade e sabor. Talvez, você esteja precisando de cafeína de manhã e ainda tenha aquele café pronto, de ontem, frio, esquecido no bule ou dormido na térmica. Então, se você não se importar com as perdas, pode esquentar como quiser: no fogão ou no micro-ondas mesmo.

Porém, ao invés de requentar, recomendamos não fazer tanto café. Faça apenas a quantidade de que precisa naquele momento. Por exemplo, para uma única xícara de 150 ml, use 10 gramas de café. Mas, se você gosta de um sabor mais intenso, aumente um pouco essa dosagem.

 

Em nosso site, você encontra opções de [cafée [métodos de preparo]:

Nossos produtos podem ser encontrados nas lojas físicas também.

Visite o Café Cultura e conheça a nossa cultura do café especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *