Como preparar um bom café em casa

Quem resiste ao cheiro de café se espalhando pela casa? Assim como o preparo de um espresso exige técnica, um bom café coado também tem seus segredos.

Siga o passo a passo para fazer um café de sabor intenso e aroma irresistível:

1) Moa os grãos na hora
Se tiver um moedor à disposição, a dica é moer os grãos apenas na hora em que for fazer o café. Assim, você terá todo o sabor aflorado na bebida, já que o contato dos grãos moídos com o oxigênio será mínimo. Isso evita a oxidação, ou seja, a perda de propriedades sensoriais do café para o ambiente, aproveitando ao máximo todos os sabores e sensações que o café pode oferecer.

2) Utilize um café de qualidade
Prefira o grão arábica ou os cafés de categoria gourmet e especial. Se optar pelo pó, utilize-o em no máximo três semanas, mantendo-o no armário dentro do próprio saquinho, em um recipiente fechado, para que haja o menor contato possível com o oxigênio.

3) Não use água da torneira
A água da torneira pode conter resíduos que interferem no aroma e sabor do café. Prefira sempre água mineral ou filtrada. Caso não tenha à disposição, ferva a água da torneira e reserve para o preparo do café, pois desta forma boa parte dos micro-organismos serão eliminados.

4) A temperatura ideal
A temperatura da água deve estar entre 93 e 98°C. Utilizar a água fervente (ou seja, a 100°C) pode fazer com que o café fique mais amargo do que o ideal. Para acertar o ponto, desligue o fogo antes que a água levante fervura.

5) Equilíbrio é a chave
A proporção do pó e da água é um dos maiores segredos para um bom café. Como o gosto de cada pessoa é muito particular, o ideal é que cada um encontre a receita exata para agradar ao paladar.

6) Escolha o filtro certo
Há quem diga que o filtro de pano faz um café mais saboroso, mas a verdade é que, por ser reutilizável, ele pode ter resíduos de gordura e resultar em uma filtragem irregular. Prefira um bom filtro de papel, 100% celulose.

7) Dica na hora de filtrar
Escalde o filtro com água fervente antes de colocar o café e descarte essa água. Isso evita que o aroma da celulose interfira no gosto. Outra dica é começar colocando apenas um pouco de água sobre o café, fazendo a chamada “pré-infusão”. Isso elimina as bolhas de ar e aumenta a interação entre o pó e a água. Depois, despeje o restante da água e coe normalmente.

8) Prefira não adoçar
O ideal é não adoçar o café, conservando o sabor original da bebida. Caso queira adoçar, coloque o açúcar ou adoçante apenas depois que ele estiver pronto, e não durante o preparo.