Nossos Blends: Conheça o Peaberry, um tipo raro de café

Blend Peaberry Café Cultura

Um grão tão raro que corresponde a apenas 5% da produção de café mundial. Este é o Peaberry, assunto de hoje na série Nossos Blends. Acontece que o Moca – outro nome pelo qual é conhecido – é uma falha natural, uma mutação que pode ocorrer em qualquer tipo de café. Vamos explicar pra vocês.

Em cada cereja – a frutinha do café – crescem dois grãos, duas sementinhas que formam o grão de café conhecido por todos nós. Este é o café que compramos em casa normalmente. Porém, o Peaberry é diferente, pois surge de uma falha na fecundação do ovário. Então, ao invés de duas sementinhas crescerem dentro da cereja, apenas uma se desenvolve e ocupa todo o espaço disponível. O resultado é um grão de café mais arredondado e com características únicas.

Se você nunca experimentou, a bebida feita com o nosso blend Peaberry é aveludada, naturalmente doce, com aroma de chocolate, notas de baunilha, sabor frutado e acidez média. Só de escrever já dá água na boca!

E como sempre damos uma dica para vocês, perguntamos ao nosso mestre de torras e barista, Joshua Stevens, qual método combina mais com este blend e sua resposta foi: a Moka. Veja só, o mesmo nome do grão. Por ser naturalmente doce, o Peaberry quebra um pouco da intensidade deste método de preparo.

Aliás, já demos algumas dicas para fazer um café perfeito na Cafeteira Italiana, outro nome da Moka.

E aí? Já conhecia o Peaberry? Conta a sua experiência pra gente.

2 comentários em “Nossos Blends: Conheça o Peaberry, um tipo raro de café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *