Um grão tão raro que corresponde a apenas 5% da produção de café mundial. Este é o Peaberry, assunto de hoje na série Nossos Blends. Acontece que o Moca – outro nome pelo qual é conhecido – é uma falha natural, uma mutação que pode ocorrer em qualquer tipo de café. Vamos explicar pra vocês.
Em cada cereja – a frutinha do café – crescem dois grãos, duas sementinhas que formam o grão de café conhecido por todos nós. Este é o café que compramos em casa normalmente. Porém, o Peaberry é diferente, pois surge de uma falha na fecundação do ovário. Então, ao invés de duas sementinhas crescerem dentro da cereja, apenas uma se desenvolve e ocupa todo o espaço disponível. O resultado é um grão de café mais arredondado e com características únicas.
Se você nunca experimentou, a bebida feita com o nosso blend Peaberry é aveludada, naturalmente doce, com aroma de chocolate, notas de baunilha, sabor frutado e acidez média. Só de escrever já dá água na boca!
E como sempre damos uma dica para vocês, perguntamos ao nosso mestre de torras e barista, Joshua Stevens, qual método combina mais com este blend e sua resposta foi: a Moka. Veja só, o mesmo nome do grão. Por ser naturalmente doce, o Peaberry quebra um pouco da intensidade deste método de preparo.
Aliás, já demos algumas dicas para fazer um café perfeito na Cafeteira Italiana, outro nome da Moka.
E aí? Já conhecia o Peaberry? Conta a sua experiência pra gente.
Em Canoas RS onde encontrar seus produtos?
Olá, Cesar.
Ainda não temos loja física em Canoas, mas você pode dar uma olhada em nossa loja virtual aqui mesmo no site. 😉