Curiosidades do Café pelo Mundo

Que você ama café eu já sei, mas será que você conhece bem essa espetacular (acho que ‘espetacular’ define bem) bebida que nos abençoa diariamente?

O café, originário da província de Kaffa (daí o nome) na Etiópia, é consumido todos os dias cerca de 1,6 bilhões de vezes, totalizando 600 bilhões de xícaras por ano. Além de movimentar com grande impacto o mercado financeiro, tendo o Brasil como seu maior produtor, o café tem sua própria cultura. Cultura do cultivo, mas também cultura das diferentes maneiras de consumi-lo ao redor do mundo.

Em Nova York, por exemplo, a média de consumo de xícaras por dia é 7 vezes maior que o resto das cidades dos EUA. Há muitos anos na França, o grande filósofo iluminista Voltaire consumia cerca de 50 xícaras de café por dia (isso por que ele “se controlava”). Também falam por aí que antigamente na Cultura Árabe, a única maneira possível que uma mulher tinha para se divorciar era se provasse que seu marido não providenciava café suficiente para a casa. Já na Itália, a idade média para baristas é 48 anos, enquanto nos EUA são apenas 20 anos; italianos levam o café muito à sério!

Agora vai uma curiosidade bem peculiar: sabia que a primeira webcam foi inventada pra ver se uma cafeteira já tinha terminado de fazer o café? Pois é, os alunos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram essa tecnologia pra conferir se já estava pronta a bebida ou não, e acabou se tornando uma peça essencial nos aparelhos eletrônicos.

No Japão existe um spa de relaxamento que permite você se banhar em uma hidromassagem de café! Mas, apesar de ser difícil, eu não recomendaria beber “direto da fonte”…

O café em cada canto do globo tem seu jeito de ser tomado, sua hora específica, suas particularidades.

Mas o mais importante é que nunca deixa de ser café 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *