O que faz a French Press ser tão especial?

French Press Café Cultura

A resposta para a pergunta título deste post envolve diversos fatores. Pode ser a elegância da cafeteira que, apesar de ter sido registrada em 1929, já existe desde os anos 1850. Ou ainda a facilidade para a French Press produzir um café fantástico sem precisar de manual. Mas a gente gosta de ressaltar dois elementos que, para nós, são os principais: controle e sabor.

O fato de ser um método de preparo por imersão ajuda a explicar. A água não passa pelo pó de café, mas se mistura a ele pelo tempo que você julgar necessário (nós recomendamos cerca de quatro minutos). Depois disso, você controla a velocidade pela qual a bebida irá passar pelo filtro, o que também influencia no resultado final.

Especialistas costumam dizer que este é  o modo de preparo que mais valoriza as características naturais do grão. De fato, a Prensa Francesa faz um café de gosto mais refinado, retendo a maior parte dos óleos essenciais do café. Aliás, a imersão também contribui para que ele tenha mais cafeína que outros métodos, pois a água possui mais tempo para absorver o máximo do pó.

Uma terceira característica importante para o sucesso da French Press, é que seu café é mais encorpado – não tanto quanto um espresso, claro. Diversos fatores podem influenciar do corpo da bebida: a concentração da extração, a quantidade de óleos do grão, as partículas de suspensão e outros.

A verdade é que a gente poderia ficar um dia inteiro escrevendo sobre o que torna essa cafeteira a queridinha de muita gente – principalmente dos hipsters -, mas agora queremos saber de vocês. O que você mais gosta na French Press?

2 comentários em “O que faz a French Press ser tão especial?

  1. Rafael Ambrosio disse:

    Estou bebendo um café agora mesmo feito em uma french press. Apesar de você ter dito tudo reafirmo que dá pra perceber os óleos essenciais em suspensão na xícara, tornando a bebida muito mais saborosa.
    Uma das coisas que eu gosto muito também é a facilidade de limpeza, principalmente porque eu só tomo o café sem açucar. Então eu jogo uma água passo a mão no vidro e no filtro e pronto. Tenho até medo de colocar detergente e depois ficar transferindo o sabor para os próximos cafés, então só a água basta para limpá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

[]