Continuando nossa sequência de posts sobre verão, pedimos licença aos coffee lovers para falar dos smoothies. Precisamos falar, por que qual bebida vocês conhecem que seja super refrescante, saudável, nutritiva e muito deliciosa? Pois o smoothie se encaixa em todas essas categorias. Não é à toa que se tornou presença em dietas dos mais diversos tipos.
Aliás, a bebida surgiu na Califórnia durante o auge do movimento hippie no anos 60 e a necessidade que o pessoal tinha de buscar uma alimentação mais saudável. Alguns dizem até que a inspiração foram sucos feitos no Brasil, com frutas tropicais, mas não há uma certeza sobre o tema.
Vale lembrar que os milk shakes experimentaram o boom de popularidade nessa época, e os hippies eram um movimento de contracultura. Então era um caminho natural buscar uma opção mais saudável. Deu para entender o contexto e importância da bebida, não é?
Pois bem, o que diferencia um smoothie de um shake é justamente a utilização apenas de ingredientes naturais, uma vez que nos shakes pode haver a presença de elementos industrializados dos mais diversos tipos. Para fazer um smoothie a receita costuma ser bem simples e, geralmente, usa apenas três tipos de ingredientes: líquido (água, leite ou suco), fruta (natural ou congelada) e legumes ou verduras.
Aqui no Café Cultura, por exemplo, temos dois sabores deliciosos que têm feito sucesso no cardápio: Banana & Cacau e Mirtilo & Aveia. O primeiro é feito com leite de amêndoas ou integral, couve, mirtilo, banana e cacau. Já o segundo com leite de amêndoas ou integral, nozes, banana, mirtilo e aveia.
Qual vai ser o seu? #vemprocafecultura