Sabia que as abelhas são verdadeiras coffee lovers?

Reza a lenda que o café foi “descoberto”  por um pastor de cabras que percebeu a mudança de comportamento no seu rebanho quando comiam as folhas e frutos de um arbusto do campo. Elas ficavam alegres e motivadas devido aos efeitos da cafeína (já falamos sobre isso no blog). Mas sabia que, além de cabras e humanos, as abelhas também adoram uma boa dose de café?

Estudos comprovaram que a cafeína causa efeitos bem parecidos com o que nós sentimos e o caminho acaba sendo o mesmo: melhora a concentração; logo, aumenta a produtividade e isso se torna um hábito. De acordo com Ryoko Iwata, autor do livro “Coffee Gives Me Superpowers”, a substância presente na flor do pé de café atua diretamente na memória de uma abelha.

Assim elas voltam frequentemente, mais focadas e sem perder tempo polinizando flores que não sejam cafeinadas. Um estudo recente da Universidade de Sussex, no Reino Unido, colocou uma xícara de café e um copo com água e açúcar próximos a duas colmeias. Adivinha em qual as abelhas iam mais?

Depois de irem até a xícara de café, elas voltavam para a colmeia e faziam a chamada Dança das Abelhas, indicando o caminho para as colegas. Os cientistas comprovaram que essa dancinha ocorria quatro vezes mais com o café do que com a água com açúcar. Nada bobas essas abelhas, não é?

Apesar disso, a pesquisa mostrou que o excesso de cafeína no néctar prejudicava a produção de mel, pois ela não é a melhor fonte de alimento para os insetos – apesar de ser nutritiva.

Agora surgiu uma dúvida: se nós fizéssemos uma dancinha para indicar o caminho do café, como ela seria?

2 comentários em “Sabia que as abelhas são verdadeiras coffee lovers?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *