SEM ÁGUA, SEM CAFÉ

Sem água não há comida, plantas, animais, energia, entre tantas outras coisas importantes, incluindo o nosso amado café. Por isso, passou da hora de não só entender que a crise híbrida mundial existe, mas também de abraçar essa causa com unhas e dentes. Afinal, a água potável nada mais é do que uma necessidade humana fundamental e básica. É o que mostra o início deste parágrafo.

Pra gente ter uma ideia do fundo desse poço quase vazio, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República, a Organização das Nações Unidas (ONU) já avaliou que a água é um insumo disputadíssimo entre todas as nações, negligenciado pelas indústrias e pelo agronegócio, mal gerenciado pelos governos e superdesperdiçado pela maioria de nós. E deu um alerta: a falta de água afetará 5 BILHÕES de pessoas até 2050!

Ainda de acordo com a ONU, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender às suas necessidades de consumo e higiene.

Então, economizar água não se trata agora de uma simples iniciativa consciente, o que por si só já seria bom. Contudo, diante da realidade, ter atitudes nesse sentido é uma necessidade urgente e um ato de civilidade que todos temos que assumir. Portanto, vamos ao que interessa.

COMO VOCÊ ANDA ECONOMIZANDO ÁGUA? OU NÃO ANDA?
Há muitas formas de atuar para defender a água nossa de cada dia. Por isso, selecionamos aqui 13 dicas que, se todo o mundo adotar, nosso cenário, com certeza, será outro. Anote aí!
1.    Reduza em cinco minutos o seu banho.
2.    Feche o registro do chuveiro sempre que possível (ao se ensaboar, passar shampoo ou condicionador, por exemplo).
3.    Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes.
4.    Conserte vazamentos o mais rápido possível.
5.    Retire sempre o excesso de sujeira das louças antes de lavá-las e mantenha a torneira fechada.
6.    Deixe acumular as roupas para usar a máquina de lavar com menos frequência.
7.    Utilize a descarga somente quando necessário e nunca jogue lixo no vaso sanitário.
8.    Use pano úmido e balde para lavar o carro.
9.    Regue as plantas à noite e com regador ou balde, não com uma mangueira.
10.   Adote a vassoura e pano úmido também para a calçada e abandone de vez a mangueira.
11.   Cubra a piscina quando ficar muito tempo sem usá-la para evitar a evaporação.
12.   Aprenda a reaproveitar a água sempre que possível (do banho, das máquinas etc.).
13.   Se puder, adote um sistema para reutilização de água.

Vamos compartilhar sempre soluções e boas práticas? Vamos criar ambientes que provoquem e estimulem a mudança de comportamento que o nosso mundo espera de nós? E vamos economizar água, gente, porque isso também garante o nosso querido café. Basta se lembrar do título deste post: SEM ÁGUA, SEM CAFÉ!

Neste Dia Mundial da Água, o Café Cultura convida você para colocar essas dicas em prática e passar por aqui para tomar aquele café delicioso com a gente. Vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *