Tudo sobre Café Especial – Re:Co Symposium 2019

O grão mais amado por todos é a segunda bebida mais consumida no mundo. Para quem quer ter isso (ou já tem!) como investimento, a reunião das maiores mentes e dos pensadores mais influentes da indústria do café precisa entrar no calendário.

Estamos falando do Re:co Symposium que, nesta edição de 2019, aconteceu nos dias 10 e 11 de abril durante outro grande evento, a feira Specialty Coffee Expo, em Boston.

Falamos sobre tudo, da crise e das soluções para ela, passando pelo preço do café especial e a grande importância da sustentabilidade no processo da produção.

Conhecemos gente incrível nesse evento mundialmente único. Ouvimos discussões de alto nível sobre tudo o que envolve o universo do café especial

“O simpósio durou dois dias, e a nossa participação na feira Specialty Coffee Expo, que dita tendências no mundo do café, foi superimportante, sobretudo porque estávamos dentre os principais players do setor em nível mundial”, Joshua Stevens e Luciana Melo, criadores da rede.


RE:CO SYMPOSIUM 2019

Diferentes temas, discussões aprofundadas e muitas trocas de experiência. É dessa forma que o simpósio atua para a promoção de um olhar para o mercado de cafés especiais, entendendo seus desafios, como podem ser abordados e superados.

Liderança, inovação e desenvolvimento de estratégias para investidores no mundo do café especial estiveram na pauta. E nós ali, bem ligados em tudo.

O objetivo? Iluminar oportunidades de crescimento, desenvolvimento e investimento no ramo e aprofundar as discussões para se chegar a respostas necessárias para crescer.

DADOS E NÚMEROS CAFEEIROS

As notícias que a gente trouxe de Boston são estimulantes como o nosso café. Estudos apresentados no Re:co Symposium 2019 apontam que:

• de 2012 a 2017, houve um aumento no consumo e na produção cafeeira de 2% ao ano;
• esses níveis seguem crescendo também fora dos mercados da Europa e dos EUA, mais especialmente no sudeste da Ásia.

Ou seja, com esse ritmo de crescimento, o setor cafeeiro precisará produzir cerca de 300 milhões de sacas de café até 2050! Isso significa que vamos duplicar ou triplicar a produção mundial nas próximas décadas.
Analisando a safra 2016/2017, registrou-se a produção de um número recorde: quase 160 milhões de sacas de 60 kg dos tipos Arábica e Robusta, sendo que o primeiro (com o qual trabalhamos) tem preços de mercado mais altos em comparação ao segundo, em virtude da qualidade superior. Porém, os grãos de Robusta tiveram um aumento de 40% na sua produção mundial, em virtude do aquecimento global, que torna a terra mais adequada para essa variedade (e menos favorável ao cultivo de grãos tipo Arábica).

Esse é o nosso desafio para o futuro: pensar em como aumentar a produção do café Arábica em meio a tantas mudanças climáticas. Cada vez mais, as produções precisam ser sustentáveis, como as que temos em nossas fazendas.

Enfim, o Re:co Symposium 2019 foi um evento que tratou de união, aprendizado e muita colaboração. Voltamos empolgados e muito reflexivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *